III Curso de formação de mediadores em teletandem - edição online!
Bem-vindos ao III Curso de formação de mediadores em teletandem - edição online!
A terceira edição do curso de mediadores em teletandem contará com dois encontros por meio do aplicativo Zoom nos dias 24 e 25 de setembro de 2015 das 14:00 às 18:00 (horário de Brasília).
Quinta-feira, 24/09/2015
- Apresentação do curso e dos participantes
- Panorama do projeto Teletandem: fases e modalidades
- Implicações pedagógicas de pesquisas recentes em teletandem
Leila Martins da Costa - University of Miami
Ludmila Belotti Andreu Funo - UNESP
Maisa de Alcântara Zakir - UNESP
Paola Buvolini - UNESP
Sexta-feira, 25/09/2015
- Organização das parcerias de teletandem
- As sessões de mediação em foco: o papel do mediador
Belmiro Rodrigues - UNESP
Deise Marinoto - UNESP
Gabriela Rossatto Franco - UNESP
Jaqueline Tomazinho Carvalho - UNESP
Micheli Gomes de Souza - UNESP
LEONE, P. Content Domain and Language Competence in Computer-mediated Conversation for Learning. Apples – Journal of Applied Language Studies, v. 6, n. 2 , p. 131-153, 2012.
A terceira edição do curso de mediadores em teletandem contará com dois encontros por meio do aplicativo Zoom nos dias 24 e 25 de setembro de 2015 das 14:00 às 18:00 (horário de Brasília).
Programação
Quinta-feira, 24/09/2015
- Apresentação do curso e dos participantes
- Panorama do projeto Teletandem: fases e modalidades
- Implicações pedagógicas de pesquisas recentes em teletandem
Leila Martins da Costa - University of Miami
Ludmila Belotti Andreu Funo - UNESP
Maisa de Alcântara Zakir - UNESP
Paola Buvolini - UNESP
Sexta-feira, 25/09/2015
- Organização das parcerias de teletandem
- As sessões de mediação em foco: o papel do mediador
Belmiro Rodrigues - UNESP
Deise Marinoto - UNESP
Gabriela Rossatto Franco - UNESP
Jaqueline Tomazinho Carvalho - UNESP
Micheli Gomes de Souza - UNESP
Bibliografia básica
ARANHA,
S; CAVALARI, S. M. S. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade
institucional não-integrada à institucional integrada. The ESPecialist, v. 35,
n. 2, p.
183-201, 2014.
FUNO, L. B. A. Teletandem: um estudo sobre identidades culturais e sessões de mediação da aprendizagem. 2015. 190 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2015.
SALOMÃO, A. C. B. Pequeno dicionário de Tandem. Teletandem News, ano 1, n. 02, p. 6-11, 2006. Disponível em: <http://www.teletandembrasil.org/site/docs/Newsletter_Ano_I_n_2.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013.
VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: princípios teóricos e perspectivas de Pesquisa. In: TELLES, J.A.(Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009, p. 19-40.
FUNO, L. B. A. Teletandem: um estudo sobre identidades culturais e sessões de mediação da aprendizagem. 2015. 190 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2015.
SALOMÃO, A. C. B. Pequeno dicionário de Tandem. Teletandem News, ano 1, n. 02, p. 6-11, 2006. Disponível em: <http://www.teletandembrasil.org/site/docs/Newsletter_Ano_I_n_2.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013.
VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: princípios teóricos e perspectivas de Pesquisa. In: TELLES, J.A.(Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009, p. 19-40.
Bibliografia complementar
BUVOLINI, P. C. Pertencer e deslocar virtualmente: identidades nacionais no teletandem.
Dissertação
(Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências,
Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio
Preto, mimeo.
COSTA, L. M. G. Performatividade e gênero nas interações em
teletandem.
2015. 178 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de
Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José
do Rio Preto, 2015.
LEONE, P. Content Domain and Language Competence in Computer-mediated Conversation for Learning. Apples – Journal of Applied Language Studies, v. 6, n. 2 , p. 131-153, 2012.
TELLES, J.A. Projeto Teletandem Brasil: Línguas
Estrangeiras para Todos – Ensinando e Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem
via MSN Messenger. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP. 2006.
Disponível em: <http://www.teletandembrasil.org/site/docs/TELETANDEM_BRASIL_completo.pdf>.
Acesso em: 02 setembro 2010.
______. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para
aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas, SP: Pontes
Editores, 2009.
______.
Teletandem e Transculturalidade na interação on-line em línguas
estrangeiras por webcam.
Projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, 2011.
TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. Foreign language
learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The ESPecialist, v. 27, n. 2, p.
189-212, 2006.
TELLES, J.
A.; ZAKIR, M. A.; FUNO, L. B. A. Teletandem e episódios relacionados a cultura. Delta – Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, no prelo.
WELSCH, W. Transculturality: the puzzling form of cultures
today. Spaces of Culture:
City, Nation, World. In: FEATHERSTONE,
M. & LASH, S. London: Sage, p. 194-213, 1999.
ZAKIR, M. A. Cultura e(m) telecolaboração: uma análise de parcerias de teletandem institucional. 2015. 232 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2015.
Comentários
Postar um comentário