Encontro 3 - Afinal, o que é mediação???

Preparação para o próximo encontro, dia 19/05:

Por favor, respondem à pergunta O que é mediação para vocês? em um comentário abaixo deste post. Não tem errado, nem certo, porque não existe uma definição única como veremos na segunda-feira que vem. Também não precisem pesquisar nada para responder à pergunta - pensem na palavra e nos contextos que vêm na cabeça e anotem isso em um comentário aqui. 

Na segunda-feira, falaremos mais sobre isso. :)


Apresentação:

http://prezi.com/85ueo57ba3gg/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

(Aqui vocês podem rever a apresentação.)


To-do para 26/05:

Aqui encontrarão dois documentos para baixar que contêm trechos de mediações transcritas. Dêem uma lida e analisem-nos com a ajuda das seguintes perguntas: 

1. Quais os assuntos/problemas trazidos e discutidos pelos participantes na mediação?
2. Quais os encaminhamentos dados pela mediadora aos assuntos/problemas? E qual poderia ser o motivo dela de agir de uma forma e não de outra? 

Pessoal, será mais fácil eu mandar os documentos diretamente para o seu e-mail. Mesmo assim, podem postar seus comentários, dúvidas, perguntas, ideias aqui nos comentários.

Comentários

  1. Ao meu ver, mediação seria o espaço que nós teríamos após as interaciones para discutir sobre dúvidas, sobre vocabulários pois o processo de
    aprendizagem de uma língua estrangeira é bastante complexo devido a inúmeros aspectos que o permeiam entre língua, cultura e sociedade.

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  2. Sempre vi a mediação como um momento de "compartilhamento". Nas minhas experiências, sempre gostei muito desse momento, pois contávamos como fora a nossa interação e sobre as nossas impressões do parceiro, informações culturais etc. Um momento muito rico, no qual compartilhamos experiências e repensamos sobre o que acabamos de vivenciar. Defino Mediação, também, como um momento de "auto-reflexão", pois ouvindo sobre as experiências dos outros pensava sobre como poderia melhorar a minha. O mediador contribui bastante nessa parte, pois nos ajuda a pensar sobre a interação também, nos fazendo perguntas etc.

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  3. A mediação ocorre no momento em que os alunos discutem a interação com o mediador (dificuldades do suas e do parceiro, problemas que ocorreram durante a interação, e a discussão de medidas para melhorar a interação nesses sentidos). Ao meu ver, a interação também pode tratar de problemas com a língua estrangeira (como uma mini-aula fora do contexto: Sala, professor e livro)

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  4. Para mim a mediação é uma conversa que direciona o aluno á pensar sobre o que ele conversou na interação com o estrangeiro, o que ele gostou mais ou menos, se aprendeu algo sobre a língua falada e a cultura daquele país.O mediador também serve para orientar sobre alguns aspectos culturais e linguístico do país em pauta.Ele também serve para instigar os alunos a falarem na língua usada na interação, e assim, conseguir que o aluno se solte e aprenda e consiga maior conhecimento de mundo.

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  5. A mediação no meu ponto ponto de vista é uma intercessão que tem como finalidade fazer com que os indivíduos envolvidos reflitam sobre suas próprias ações e cheguem a um consenso sobre a interação daquele dia. Durante a mediação o mediador intervém e apresenta diferentes aspectos para serem discutidos tanto linguísticos com culturais e o ele vai instigando os interagentes para que o máximo de informação seja extraída dos mesmos. Acredito que a mediação é muita válida, pois é nela que possíveis problemas podem ser abordados e resolvidos. A mediação também é um espaço onde os interagentes trocam experiências e podem perceber que todos enfrentam momentos complicados e as vezes até constrangedores nas interações, o que pode vir a ser um tanto quanto confortante.

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  6. Bom, no trecho 1 os principais assuntos/ problemas abordados foi como os alunos poderiam deixar mais eficaz o processo de aprendizagem no TT, como eles poderiam aprender melhor, aproveitar mais as sessões e sair da zona de conforto. Os alunos estavam muito entusiasmados com o assunto e eles mesmos responderam a essas questões enquanto a mediadora ficava apenas instigando os mesmo, como por exemplo, pedindo que eles explicassem seus pontos de vistas com “exemplos mais concretos”.
    Já no segundo trecho, a principal questão a ser respondidas era “O que vocês corrigem? No seu parceiro? Por que vocês corrigem? Em que momento e como?”. Mas antes dessa questão ser respondida a mediadora pediu para que eles falassem sobre uma tarefa que fora pedida na aula anterior, após a discussão da mesma, o foco voltou para as questões. Ela deu um tempo para que os alunos pensassem a respeito delas e providenciou um papel caso eles quisessem anotar algo. As respostas foram diversas, mas em nenhum momento a mediadora discordou de uma resposta. Ela deixou que os próprios alunos discutissem as questões, o que eu achei uma estratégia muito interessante, pois ela fez com que os alunos refletissem por si mesmos e chegassem a um consenso. Por fim, ela não deu respostas para as perguntas, simplesmente comentou de um fato que acontece na Unicamp.

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  7. Pessoal, eu participo de interações do Teletandem todas as quintas-feiras, com uma aluna da UNAM, uma universidade do México. Na minha opinião as mediações sempre ocorrem de maneira benéfica, de modo em que "nós", os interagentes, adquirimos experiencia na língua de interesse. No meu caso, minha língua de interesse é o Espanhol. Nossa interação desenvolve-se através de perguntas abertas e objetivas. E com essa minha participação no teletandem, posso concluir que está sendo de bom aproveitamento para minha aprendizagem. E sinto-me feliz e satisfeita em saber que estou contribuindo para a aprendizagem de uma amiga, assim como ela está contribuindo para a minha. Assim aumentamos o nosso conhecimento e melhoramos nossa aprendizagem.

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  8. 1° Mediação:

    1. Quais os assuntos/problemas trazidos e discutidos pelos participantes na mediação?
    2. As pessoas queriam aprender mais e ficavam se cobrando cada vez mai , “ Como posso melhorar e aprender mais determinada língua??
    2. Quais os encaminhamentos dados pela mediadora aos assuntos/problemas? E qual poderia ser o motivo dela de agir de uma forma e não de outra?
    Ela tenta entender a interagente que fala de uma zona de conforto, qual ela já sabe o básico para se comunicar e fica por isso mesmo.Acontece debates e discussões, mas ela sente que não está evoluindo em sua aprendizagem da língua estudada.A mediadora fez algumas perguntas mas não resolveu nada de fato. Eu penso que ela falou muito pouco e ouviu demais.E esse não é a posição de uma mediadora, afinal de contas ela não é uma psicóloga.

    2º Mediação:
    1- As interagentes foram cobradas da tarefa da semana passada. Então elas responderam que fizeram e que foi ótimo. A tarefa cobrada foi “como preparar uma sessão para o nosso parceiro. Então a Leandra respondeu que tinha dado certo e que havia usado powerpoint, que fez uma apresentação, alguns slides para mostrar para parceira dela as coisas sobre os móveis da casa. Achou figuras... fez uma apresentaçãozinha, colocou a cama e escreveu "cama". E mandou para ela com antecedência, antes da sessão, para ela ver. Achou uma música que tinha um pouco de vocabulário sobre isso, também enviou para conversarem sobre isso durante a sessão.
    2- Ela ouviu a todos e depois deu os encaminhamentos sobre como corrigir o parceiro, o que era mais comum de errarem. Então os interagentes falaram sobre a questão : sobre a Conjugação errada de verbos, e as vezes preposições e a questão dos gêneros que geralmente os estrangeiros confundem. Essa mediadora apesar de ser a mesma da mediação passada, tomou outra postura com os seus interagentes. Percebi que ela realmente instigou eles a prepararem a mediação e assim fazer fluir melhor o ensino de língua para ambas as partes. Até parece outra pessoa que estava mediando aquela interação.

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