II Curso Mediadores
Oficina de Mediadores 2014
Cronograma
Data
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Responsável
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Conteúdo
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05 de maio
14:00 às 17:00
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Gabriela e Micheli
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Introdução
a conceitos chaves da aprendizagem de LE em (tele)tandem
Leitura e discussão sobre trechos dos artigos do João
à Princípios,
o que o TT é, não é etc.
àTT
individual, institucional, semi-institucional etc.
- Discussão de experiências pessoais de interações de TT
- Organização e gerenciamento de parcerias (Tabelas, Google Drive, comunicação
com os coordenadores nos outros países etc.)
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To-Do-List prazo: 11 de maio
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- Leitura, análise e comentários sobre o artigo "Os gêneros na modalidade de teletandem institucional integrado: a primeira sessão de interação". (ver post Encontro 1 - Material)
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12 de maio
14:00 às 17:00
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- Participação na reunião do grupo de pesquisa Teletandem e Transculturalidade para conhecer alguns projetos em
andamento e a equipe de pesquisadores.
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To-Do-List
Prazo: 18 de maio
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- Definição inicial do conceito de mediação.
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19 de maio
14:00 às 17:00
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Anna e Micheli
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Introdução
a conceitos chaves da mediação
- Definindo mediação
à Termos e
definições (mediação, counselling, advising...)
à Teorias
atrás (Carl Rogers, Vygotsky, CBT...)
à Objetivos
de uma mediação
à Formas de
mediação (individual, em grupo, em pares, a distância)
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To-Do-List
Prazo: 25 de maio
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- Análise de trechos de mediações e comentários no blog (ver post referente a essa atividade) para discussão sobre os aspectos observados (pelo menos uma postagem própria e um comentário na postagem de um colega)
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26 de maio
14:00 às 17:00
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Deise, Anna, Gabriela, Micheli
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Mediação
na prática:
- 15 diretrizes de mediação (Salomão, 2008)
- Dicas e sugestões
- discussão
sobre casos, relatos de experiências de mediadores e situações problemas
- Competência Intercultural
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To-Do-List
Prazo: 30 DE MAIO
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Avaliação do curso
e sugestões de cursos e grupos de estudos.
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Bibliografia
disponível em:
Ementa:
O curso tem o objetivo de oferecer uma formação
inicial para a prática de mediação pedagógica em contextos colaborativos de
aprendizagem de línguas, como o teletandem. O público alvo são os alunos do
curso de Letras interessados em desenvolver pequenos estudos e pesquisas sobre
teletandem e em atuar como mediadores no Centro de Línguas e Desenvolvimento de
Professores (CLDP).
A certificação será oferecida aos alunos que
completarem 90% das atividades previstas para o curso (presencial e online) e
que tiverem no mínimo 75% de presença.
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