II Curso Mediadores

Oficina de Mediadores 2014
Cronograma
Data
Responsável
Conteúdo

05 de maio
14:00 às 17:00



Gabriela e Micheli
Introdução a conceitos chaves da aprendizagem de LE em (tele)tandem
Leitura e discussão sobre trechos dos artigos do João
à Princípios, o que o TT é, não é etc.
àTT individual, institucional, semi-institucional etc.
- Discussão de experiências pessoais de interações de TT
- Organização e gerenciamento de parcerias (Tabelas, Google Drive, comunicação com os coordenadores nos outros países etc.)
To-Do-List prazo: 11 de maio
- Leitura, análise e comentários sobre o artigo "Os gêneros na modalidade de teletandem institucional integrado: a primeira sessão de interação". (ver post Encontro 1 - Material)

12 de maio
14:00 às 17:00
- Participação na reunião do grupo de pesquisa Teletandem e Transculturalidade para conhecer alguns projetos em andamento e a equipe de pesquisadores.
To-Do-List
Prazo: 18 de maio
- Definição inicial do conceito de mediação. 



19 de maio
14:00 às 17:00


Anna e Micheli
Introdução a conceitos chaves da mediação
- Definindo mediação
à Termos e definições (mediação, counselling, advising...)
à Teorias atrás (Carl Rogers, Vygotsky, CBT...)
à Objetivos de uma mediação
à Formas de mediação (individual, em grupo, em pares, a distância)
To-Do-List
Prazo: 25 de maio
- Análise de trechos de mediações e comentários no blog (ver post referente a essa atividade) para discussão sobre os aspectos observados  (pelo menos uma postagem própria e um comentário na postagem de um colega)

26 de maio
14:00 às 17:00


Deise, Anna, Gabriela, Micheli
Mediação na prática:
- 15 diretrizes de mediação (Salomão, 2008)
- Dicas e sugestões
- discussão sobre casos, relatos de experiências de mediadores e situações problemas
- Competência Intercultural 
To-Do-List
Prazo: 30 DE MAIO

Avaliação do curso e sugestões de cursos e grupos de estudos.

Bibliografia disponível em:
Ementa:
O curso tem o objetivo de oferecer uma formação inicial para a prática de mediação pedagógica em contextos colaborativos de aprendizagem de línguas, como o teletandem. O público alvo são os alunos do curso de Letras interessados em desenvolver pequenos estudos e pesquisas sobre teletandem e em atuar como mediadores no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP).
A certificação será oferecida aos alunos que completarem 90% das atividades previstas para o curso (presencial e online) e que tiverem no mínimo 75% de presença.


Comentários

Postagens mais visitadas