Orientações para observação das mediações

Orientações para observação das mediações


A seguir, vocês encontram algumas sugestões de pontos para serem observados durante as mediações de teletandem nas quais vocês participarão. Após cada observação, produza um relato reflexivo sobre a sessão, destacando os pontos que mais chamaram sua atenção.


1. Duração e ritmo da mediação e das atividades propostas. O tempo da mediação é adequado? Os interagentes participam das atividades?


2. O posicionamento do mediador. O mediador atende a todos os interagentes?


3. A interação verbal entre os participantes. Há alunos que participam mais que outros? Alguém monopoliza o turno de fala? Como o mediador encoraja a participação de todos?


4. Tipos de perguntas. Quais as perguntas que o mediador e os interagentes fazem (formato e conteúdo)? São perguntas diretas (de sim/não)? Como o mediador responde as perguntas dos interagentes?
5. Como o mediador reage à desatenção dos interagentes? O que ele faz quando eles não estão participando? Os interagentes têm interesse pela mediação?
6. Quais os recursos/ atividades que o mediador utiliza?
7. Em que língua a mediação acontece?
8. Quem fala mais? O mediador ou os interagentes? Quem faz mais perguntas?

9. Quais assuntos/ temas são discutidos? Como mediador e interagentes os abordam? Quais são as sugestões e/ou encaminhamentos oferecidos? Por quem?
Adaptado de:
Pennington, M. C., & Young, A. L. (1989). Approaches to faculty evaluation. TESOL Quarterly 23: 619-46.
Smyth, W. J. (1984). Clinical supervision-collaborative learning about teaching: A handbook. Victoria, AUS: Deakin University Press.
Wajnryb, R. (1992). Classroom observation tasks: A resource book for language teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press.

By: Micheli Gomes de Souza

Comentários

  1. - O tempo de mediação é adequado, e os integrantes participam das atividades. Embora seja os primeiros encontros penso que ainda tenhamos um pouco de vergonha.
    - Sim. O mediador atente a todo os integrantes, todos tempos os oportunidade de perguntar, de questionar.
    - A mediação é feito na língua materna, português, o mediador fala mais, explica mais, porém temos nossos espaços para fazer perguntas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas